Calendário de Datas Comemorativas com relação a Fonoaudiologia.
Abril
07 - Dia Mundial da Saúde
16 - Dia Mundial da Voz
24 - Dia Internacional de Conscientização sobre o ruído
Agosto
01 - Dia Mundial da Amamentação
Setembro
26 - Dia Nacional do Surdo
Outubro
22 - Dia Internacional de Atenção à Gagueira
Novembro
10 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez
Dezembro
02 - Dia Panamericano da Saúde
09 - Dia do Fonoaudiólogo
sexta-feira, 31 de maio de 2013
quinta-feira, 30 de maio de 2013
21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
Para quem ainda não sabe, estão abertas as inscrições para o 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que acontecerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de Setembro em Porto de Galinhas - Pernambuco.
O evento já tem programação científica divulgada e as inscrições online vão até dia 13 de Setembro.
Tabela de Preços
Clique na imagem para aumentá-la.
Observações sobre parcelamento
O parcelamento até 3x será possível para as inscrições até 30 de junho de 2013.
O parcelamento até 2x será possível para as inscrições até 31 de julho de 2013.
Veja aqui opções de hospedagem.
Associe-se a SBFA aqui.
Para mais informações clique aqui.
Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Insígnia da Fonoaudiologia
Para os curiosos, aqui vai o significado da insígnia do nosso curso.
A INSÍGNIA
O BASTÃO E A SERPENTE
A PENA
OS RAMOS DE CAFÉ
A INSÍGNIA
A insígnia da Fonoaudiologia foi criada entre as décadas de 1940 e 1950. Embora não tenham sido encontrados registros oficiais, documentos que compõem a série histórica da Fonoaudiologia a catalogam, desde a época de sua criação até os dias de hoje. A insígnia é representada pelo bastão e a serpente, pela pena e pelos ramos de café.
O bastão e a serpente, símbolos de diversas profissões de saúde, foram inspirados em Asclépio, a quem foi dado o poder da cura. Asclépio era filho de Apolo e Coronis tornando-se discípulo de Quiron, que lhe ensinou sobre a cura através das plantas, banhos, terapias, jogos, músicas e dramatizações. Após ter sido fulminado com um raio por Zeus, por ter ousado ressuscitar os mortos, Asclépio passou a ser cultuado, por gregos e romanos como o “deus da cura”. Em várias esculturas gregas e romanas e em descrições de textos clássicos, Asclépio é sempre representado segurando um bastão com uma serpente em volta.
A serpente, em amarelo, representa a prudência, a vigilância, a sabedoria, a vitalidade, o poder de regeneração e preservação da saúde. O bastão, em marrom, simboliza os segredos da vida terrena, o auxílio e suporte da assistência à saúde e o poder da ressurreição. A origem vegetal do bastão representa as forças da natureza e as virtudes curativas das plantas. Hoje, o bastão e a serpente têm sido utilizados por muitas profissões de saúde como forma de simbolizar o desejo pela manutenção, restabelecimento da saúde e da cura para os problemas de saúde física e mental.
A PENA
A pena, em cor branco rajado, representa o meio de comunicação humana mais primitivo e importante na história da civilização, desde os primórdios até a Idade Média.
A comunicação escrita foi criada por Toth, venerado e transformado em deus criador pelos antigos egípcios, desde que trouxera o uso da escrita hieroglífica, da alquimia, da matemática, da medicina, da arquitetura, da magia, enfim, a base de todas as ciências que levaram os egípcios a um altíssimo nível de conhecimento. Toth era o deus da Lua, da sabedoria, o medidor do tempo, e o inventor do sistema de escrita, criador dos hieróglifos e do sistema de numeração. Segundo Platão, Toth, também chamado por muitos de Hermes, foi o pai das letras, da geometria, revelador do uso dos números e da astronomia. Deixou mais de dois mil livros escritos, quase todos destruídos quando do incêndio da Biblioteca de Alexandria. Segundo a antiga tradição egípcia, Toth era a mente e a palavra falada de RA, deus egípcio, criador do universo. A palavra constituía o poder com que RA objetivava suas idéias, através de Toth, considerado o deus protetor de todas as artes, ciências, e produções intelectuais. Foi ele o responsável por transmitir o alto conhecimento da civilização que morria para a nova que nascia. Toth era poderoso em conhecimento e em discurso divino. Foi o inventor da linguagem escrita (hieroglifos) e falada. Como o Senhor dos Livros, era o escriba dos deuses e patrono de todos os escribas. Ele representa, portanto, a Sabedoria como a mais alta função da nossa mente. É o guardião postado entre os reinos racional e o intuitivo, permitindo a expressão articulada da intuição, mostrando o caminho além das limitações do pensamento.
Por volta de 300 anos a.C., apareceu a primeira caneta feita com junco ou bambu, cuja ponta era talhada fina e embevecida em tinta retirada de plantas. Na Idade Média, surgiu a caneta feita por uma imensa pena de pássaro, onde o bico da pena era imerso em tinta. Os primeiros livros escritos na Europa foram de bico de pena. Assim, tanto a comunicação à distância quanto os documentos e livros históricos e literários tiveram seus registros, até a contemporaneidade, graças à comunicação escrita à pena.
OS RAMOS DE CAFÉ
O ramo de café acrescentado à insígnia dá o toque final da simbologia nacional. Presente no Brasão da República, o ramo de café simboliza a riqueza nacional que marcou a economia brasileira à época do Segundo Reinado e início da República.
Como podemos constatar, a insígnia foi cuidadosamente elaborada e concede à Fonoaudiologia um dos mais belos e significativos símbolos profissionais. Lamentamos o pouco valor dado à insígnia de nossa profissão e a seus autores, desconhecidos até a presente data. Por esse motivo, o CREFONO1 abraçou a iniciativa de resgatá-la e reconstruí-la.
Fonte: Crefono
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Dicas: 1º Período
E aí, calourinhos.
Como já disse antes, o intuito do blog é melhorar a vida dos colegas, nisso inclui-se dicas do que esperar no próximo período sobre matérias e professores, nesse caso, o que esperar com a entrada na universidade. Então, vamos lá.
É tudo muito lindo: passamos no vestibular, colocamos fotos no facebook escrito '' UFS'' na testa, alguns enchem a cara, mas aí chega a véspera do início de aulas e tá todo mundo '' Oh meu pai, e agora? '' Ok, nem tanto, mas com certeza a maioria ficará como eu e uns amigos, procurando algum conhecido para andar grudado o dia todo, achar as salas e afins. Vou pular a parte da matrícula, porque essa ainda não é problema de vocês. O horário do calouro já vem todo pronto, com todas as obrigatórias e é até pecado mexer ali. Bem, começando pela localização:
Um mapa da UFS, pelo menos a parte que a gente anda, para aqueles que não tem vergoinha e podem querer imprimir ;) Não desdenhem dele.
Depois de poder achar direitinho as didáticas para as aulas, vem a preocupação sobre as matérias. Vamos lá.
Fonoaudiologia Básica
A minha turma (2012) pegou essa matéria com Priscila Oliveira, mas em 2013 essa turma passou para Andréia Medeiros, a nova coordenadora do curso. Então, em termos de dicas de prova e professor, não tem como prever nada, nunca tive aula com ela :/
A matéria é bem simples, na verdade. É nela que vocês aprenderão sobre as 5 áreas da Fonoaudiologia, locais de atuação, enfim, as partes básicas do curso ( como já diz o nome ). Apesar de simples, é uma matéria que merece atenção, já que você vai precisar lembrar de tudo que aprendeu nela para não ficar voando no próximo período. É mais coisa de nome, data e defnição.
Nas provas, ao menos com Priscila, ela pedia definição do que cada área trabalhava, pedia para mostrar que sabia identificar qual área se deve trabalhar com paciente com tal dificuldade, de quem era tal teoria, essas coisas. Então, simples, mas se não estudar, já sabe, não lembra.
Biologia Celular
Essa aula é ministrada por Waldecy de Lucca. Já na primeira aula é possível que ele fale sobre um projeto dele chamado Open Book. Ele mesmo vai explicá-lo para você. Esse projeto vale a última nota e é possível que alguns grupos tenham a ajuda de um monitor, mas outros ficarão sem. Então, se dediquem a ele sem demora para não precisar se preocupar depois. Não é muito difícil de fazer, dependendo do assunto que o professor lhes der e depois das três provas é possível que você precise de uma boa nota nesse trabalho.
De um modo geral, aconselho a estudar com vontade. As provas não são realmente difíceis nem nada disso, mas vocês vão precisar desses conhecimentos em Histologia, Fisiologia, Biofísica e Neuroanatomofisiologia. Vai ajudar muito se fizeram essa matéria bem feita.
Nas provas ele geralmente usa muito do que tem nos slides que são passados em aula, só que algumas figuras são em inglês, então, pesquisar um pouquinho vai ser necessário. São sempre de múltipla escolha e as vezes podem ser 5 questões valendo 10. Ele dá cinco (ou mais) afirmativas que vocês terão que avaliar como verdadeiras ou falsas e depois marcar nas alternativas que são mais ou menos '' Todas verdadeiras '' , '' III e IV são falsas''. Vocês conhecem.
O livro que a maioria da minha turma usou foi '' A Célula'' de Shirlei M. Recco-Pimentel e Hernandes F. Carvalho. Ele é muito bom e pode ser usado no segundo período também. Tem alguns exemplares na BICEN, mas não é suficiente pra todo mundo :/
Elementos de Anatomia Humana
No meu ano essa turma foi dividida pelos Josés: Teórico com José Carlos Mota e Prática com José Aderval Aragão. Contando que seja do mesmo jeito esse ano, aqui vão as dicas.
Téorico/José Carlos.
Já começo dizendo que se for garota, nada de short, se for garoto, nada de boné. José Carlos não gosta disso na aula dele e ele vai reclamar e dar lição de moral todas as aulas se ele achar necessário. Então, evitem. A matéria é bem legal e não é difícil, sério. Ele vai dar o assunto todo que cai nas provas em sala de aula por slide e vai passar uns roteiros de estudo, com umas perguntas para vocês responder e entregar a ele valendo meio ponto. Se você fizer direito os roteiros e estudar por eles, já dá pra ter uma nota legal. Às vezes ele pede nesse roteiro para que vocês desenhem algum órgão. Prestem atenção, ele pode pedir que você cite as partes desse órgão na prova. No todo, é ir de calça, sem boné, prestar atenção na aula e responder os roteiros que você se dá bem.
Prática/Josá Aderval
Aqui não tem muito jeito, é estudar ou estudar. E não é pouco. Aderval é exigente e convivam com isso. Na primeira aula já cheguem sabendo as Secções, Posições, Planos, Termos e Movimentos Anatômicos. Ele quer tudo já muito bem estudado para que a aula possa fluir melhor. Ele vai fazer perguntas a qualquer um, principalmente se você parecer estar com sono ou viajando. Responda. Não importa se você acha que tá errado. E questionem sem medo. Ele prefere assim. Na aula dele sempre terão monitores que estudarão os corpos com vocês. Prestem atenção de verdade e quando possível fiquem até mais tarde na sala de anatomia estudando. Não tem jeito de tirar nota boa na prova a não ser ficar amigos das peças.
A prova é feita com identificação das partes nas peças. Geralmente vinte coisas para você identificar o que é, tendo um minuto ou trinta segundos para cada um. Sejam o mais completos possível. Lado Direito ou Esquerdo também conta ponto.
Os livros utilizados são Sobotta - Atlas de Anatomia e pode ser usado também o Anatomia Orientada para Clínica de Keith L. Moore. Serve tanto para prático quanto pra teórico.
Nos livros é tudo muito diferente do que é lá no corpo, então se acostumem ao cheiro de formol, peguem os jalecos e mandem ver.
Histologia e Embriologia Especial
Apesar do nome conjunto, essas matérias são dadas em separado por Elizabeth Ting ( Histo ) e Shirley ( Embrio ). Geralmente começa por Shirley.
Histologia
Não é simples. Exige vontade e dedicação para prestar atenção durantes as (três!) horas ininterruptas de aula e para que o assunto se fixe na mente. Estude pelo slide, pela internet, pelo livro, por anotações, por tudo que tiver. Ela é importante para várias outras matérias durante o curso, então, aprendam. As aulas são divididas em Teórico e Prática, sendo a prática no laboratório. Ela vai pedir que vocês façam desenhos das placas que ela irá mostrar no microscópio e sejam o mais fiel possíveis ao mostrado. Os roteiros terão de ser entregues e valem nota.
As provas não são nem fáceis nem difíceis. São equivalente. Tudo dado em aula cai. Mas alguns detalhes é melhor que sejam estudados pelo livro. Quanto mais entender do que a matéria fala, melhor. Também é dividida em prática e teórica, mas é tudo feito no mesmo dia. Ela vai mostrar umas fotos das placas no data show para identificação, então estudar os roteiros é imprescindível. Normalmente é misturada entre questões subjetivas e objetivas. É possível que ela passe um trabalho valendo um ponto no fim do período.
O livro mais usado é Histologia Básica de Junqueira e José Carneiro.
Embriologia
Essa é mais complicadinha que Histo. É que a matéria é um pouco... viajada. Vai desde a formação do óvulo e do espermatozóide até o fim da gestação, então aqui vem algumas coisas das quais você já ouviu misturado com um monte de coisa que você nunca ouviu e tudo como nomes bem peculiares, com regras definidinhas, períodos e etc, então é muito a decorar e isso deixa a matéria chata :/ Tentem manter o foco que ela se torna mais amigável. Estudem muito em casa também. Assim como Ting ela passa uns roteiros e é muito mais exigente neles. Irá corrigí-los até que você tenha desenhado o melhor possível.
As provas são misturadas entre subjetivas e objetivas e é bom que você saiba direitinho as etapas e fases e o que acontece em cada uma delas. Shirley também passa um trabalho para o fim do período.
Os livros mais usados são Embriologia Clínica e Embriologia Básica, ambos de Keith Moore.
No todo as duas tentam ajudar a turma o quanto podem.
Linguística
Essa aula é ministrada por Leilane. Ela dá a aula usando muitas coisas cotidianas, situações pelas quais passou e textos. Quase semanalmente haverá um texto para tirar cópia e ser estudado em sala. Essa matéria é a base das teorias da Linguagem, então sejam sérios com ela. Estudem os homens citados nos textos, os criadores de cada teoria, o que é cada teoria, significações, enfim, tudo. Vai precisar de uma forcinha para não perder o foco também, por que às vezes a aula vira uma discussão totalmente diferente do assunto que começou a ser dado. É uma matéria bem abrangente.
As provas tem a maioria das questões subjetivas ( para escrever ) e é bom que você tenha respondido alguns exercícios que ela passa em sala e veja provas antigas. Ela dá um número de questões e pede para que vocês escolham a que querem responder. Aproveitem. Apesar disso, algumas vão te deixar sem entender o que ela quer que você responda, então, sem medo, questione.
Ela provavelmente passará um seminário valendo a terceira nota.
Introdução a Saúde Pública
Se você for esperto, leve essa matéria a sério. Os conceitos estudados aqui ficam pelo resto do curso em várias matérias. SUS e Programa de Atenção Básica a Família são temas de provas de seleção para algumas pesquisas como o PET Saúde e são programas nos quais o fonoaudiólogo trabalha. Ser negligente a essa matéria vai dar dor de cabeça futuramente. É uma daquelas matérias de decoração, dada com slide e que você precisa de força de vontade para manter a atenção. Ela é muito necessária, mesmo, então aproveite tudo que der. A professora da minha turma foi Gizelle Souza, do departamento de de enfermagem, era substituta então não sei quem ministrará apartir de 2013, mas com ela as provas geralmente tinham questões de concursos públicos e algumas subjetivas perguntando conceitos e definições. Então, é estudar muito bem os slides para os provas e caso seja Gizelle novamente, prepare-se para muitas resenhas de textos e documentários.
O primeiro período é até bem tranquilo. Dá para adiantar alguma matéria ou pegar uma optativa, mas não é pra todo mundo. Se acha que precisa se habituar a universidade primeiro, deixe como está.
Tentem faltar o mínimo possível pois o Índice de Regularidade (IR) conta mais do que a Média Geral (MGP) para pegar matéria.
terça-feira, 28 de maio de 2013
Olá, futuros fonos!
E aí, colegas. Tudo certo?
Links Úteis
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF)
O pessoal do CAFON ( Centro Acadêmico de Fonoaudiologia ) tiveram a ideia de criar este blog para uma melhor difusão de notícias entre os estudantes do nosso curso, sacam? Nós bem sabemos o quanto é difícil ficar inteirado das coisas, principalmente os calourinhos, então isto aqui é para inteiro proveito de vocês. Contando com a ajuda de nossos veteranos para algumas postagens, esperamos tornar a vida de pelo alguns um pouco menos desesperadora. Usaremos o blog também para atualizá-los sobre as decisões do CAFON e sabermos também o que vocês gostariam que fosse posto em pauta. Quem puder mande-nos notícias ( e fontes ) para o email fonoaudiologiaufs@gmail.com e postaremos aqui. Agradecemos desde já :)
Obs.: Este blog não é da UFS. Foi criado e é mantido por alunos e não reflete as opiniões da instituição.
Obs.: Este blog não é da UFS. Foi criado e é mantido por alunos e não reflete as opiniões da instituição.
Links Úteis
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF)
Assinar:
Postagens (Atom)